A partir desta quinta-feira, dia 15 de maio, a Caixa Econômica Federal inicia uma nova fase de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep. Desta vez, os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho serão os contemplados. Ao todo, mais de 3,8 milhões de brasileiros devem receber o benefício, somando cerca de R$ 4,5 bilhões em repasses.
O valor pago refere-se ao trabalho realizado com carteira assinada durante o ano de 2023. Importante destacar que o montante varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados no ano-base – ou seja, o abono não é fixo e pode chegar até um salário mínimo.
Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa receberá o crédito automaticamente. Já os demais terão o valor depositado na conta poupança digital da Caixa Tem, que é aberta gratuitamente.
Quem pode receber o abono do PIS/Pasep?
• Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa atender aos seguintes critérios:
• Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos (até 2023);
• Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2023;
• Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais;
• er seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)
Atenção redobrada com as informações
É fundamental que os dados do trabalhador tenham sido transmitidos de forma precisa pelo empregador. Qualquer inconsistência pode impedir o recebimento do abono. Por isso, contar com o apoio de uma contabilidade especializada faz toda a diferença para assegurar que as informações sejam transmitidas corretamente e dentro dos prazos exigidos. Conte com a Caríssimo Contabilidade para manter suas obrigações em dia e seus colaboradores bem informados.